(19) 99355-4029
(19) 3342-2992

Resenha | Duas Vidas

Duas vidas é um quadrinho que você precisa ler.

Fabien Toulmé escreveu uma história tocante e que conversa muito facilmente com a nossa realidade e o estilo de vida de muitas pessoas.

Baudouin é o protagonista dessa jornada incrível. Através de sua perspectiva, sua vida, fazemos paralelos com a nossa própria. Particularmente me identifiquei muito com esse personagem e suas reflexões. Somo levados a parar e pensar sobre nossa vida, nossas escolhas e principalmente na felicidade. O que te faz feliz hoje? Você faz o que você ama?

Francês, Baudouin já é adulto, advogado tem um bom cargo em uma ótima empresa, é o tipo de cara que tem tudo para viver bem. É solteiro, tem seu apartamento próprio e um bichano que lhe faz companhia. Essa é uma visão materialistamente perfeita. Contudo, os detalhes não param por aqui. O personagem e a história como um todo são profundos e bem trabalhados.

O nosso protagonista francês não é feliz com a vida que tem, detesta o seu trabalho ao ponto de ter uma espécie de relógio que faz a contagem regressiva até o dia de sua aposentadoria. Assim vemos o quanto é torturante sua jornada de trabalho. Além disso, seu chefe é grosseiro, impaciente e mandão. No geral, o ambiente de trabalho não é dos melhores. Ainda assim, Baudouin se esforça.

Mas por que Baudouin leva essa vida? Por que ele não muda? Como as coisas ficaram assim para ele?

São preguntas que não ficam sem respostas, todas as pontas estão amarradas. A história segue e descobrimos que o protagonista está com câncer. Seu estado é tão avançado que não é possível fazer algo que reverta.

Então, Luc, o irmão do protagonista, que é médico, incita o irmão a viver tudo aquilo de que um dia abdicou. Luc é o oposto de Baudouin, viaja pelo mundo ajudando pessoas, é descontraído, feliz e namoradeiro. Juntos, eles fazem uma lista do que Baudouin deve fazer no tempo que lhe resta.

Sobre essa perspectiva, é triste ver que, talvez, vamos aproveitar pouquíssimo tempo para fazer o que realmente desejamos de coração. O grande sonho de Baudouin é viver da música, contudo, esse sonho foi ficando cada vez mais longe devido a opiniões alheias, e isso tem muito mais peso quando são seus pais que estão falando.

A partir desse ponto, a história segue com Baudouin e seu irmão realizando os tópicos dessa lista. É muito bom vê-lo sendo feliz e fazendo o que deseja, mas em alguns momentos o pensamento lhe acomete a mente, e o protagonista se lembra de que não tem muito tempo, devido a doença. É agoniante acompanhar essa jornada.

Não posso revelar muito mais que isso. Digo que o final da história é surpreendente. Fui realmente pego de surpresa.

Duas Vidas é uma história inspiradora. A Editora Nemo está de parabéns por investir em mais essa publicação. Prepare-se para se emocionar.

Professor Raphael Albuquerque

Related Posts

Comentários (1)

http://canadianorderpharmacy.com/

First of all I want to say wonderful blog! I had a quick question that I’d like to ask if you don’t mind. I was interested to know how you center yourself and clear your mind prior to writing. I have had trouble clearing my thoughts in getting my thoughts out. I truly do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally lost simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or tips? Thanks!

Deixe seu comentário

×